Fechar
GP1

Brasil

Presidente Lula retoma viagens pelo Brasil após crise do INSS

Lula tem compromissos no RJ e em SP, priorizando eventos ligados à cultura e formação de profissionais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma nesta semana as viagens pelo Brasil após um giro internacional que incluiu visitas à Rússia, China e Uruguai. Com a popularidade em queda e enfrentando cobranças internas por soluções em áreas sensíveis, como a saúde e o INSS, o governo aposta em agendas com forte apelo popular. Lula tem compromissos previstos no Rio de Janeiro e em São Paulo, priorizando eventos ligados à cultura e à formação de profissionais da saúde.

Na terça-feira (20), o presidente participa da reinauguração do Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro, marco histórico da arquitetura moderna brasileira. Na ocasião, também será realizada a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural, principal homenagem concedida pelo governo a personalidades e instituições que contribuem para o fortalecimento da cultura nacional. O evento marca a reabertura de um dos prédios mais simbólicos do país após ar por reformas estruturais.

Foto: Jose Cruz/Agência BrasilPresidente Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

No dia 22 de maio, Lula estará em São Paulo para o lançamento do novo curso de Medicina do Hospital Sírio-Libanês, desenvolvido em parceria com instituições de ensino superior. A proposta é ampliar a formação de profissionais qualificados para atuação na rede pública e privada de saúde, em um contexto de crescente demanda por médicos especializados. O curso segue como estratégia do governo para investir em setores prioritários para a população, como a saúde, diante do desgaste político que enfrenta.

Na sequência, em 23 de maio, o presidente retorna a Brasília para receber o chefe de Estado de Angola, João Lourenço, em visita oficial. A agenda prevê a de acordos de cooperação bilateral nas áreas de comércio, educação e relações internacionais. O encontro também busca fortalecer os laços históricos entre Brasil e Angola, com iniciativas voltadas à ampliação de parcerias estratégicas e ao intercâmbio cultural entre os dois países de língua portuguesa.

Desde o início do terceiro mandato, Lula ou 97 dias em compromissos internacionais, tendo visitado 34 países, com destaque para a Europa, Ásia e América do Sul. No Brasil, o presidente dedicou 142 dias a viagens nacionais, somando 120 compromissos em 23 estados. Os mais visitados foram São Paulo, com 28 viagens; Rio de Janeiro, com 18; e Bahia, com 10. Acre, Rondônia e Tocantins são os únicos estados que ainda não receberam a presença de Lula neste mandato.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.