A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de quatro marcas de azeite no país. Na terça-feira (20), as marcas Azeite de Oliva Alonso e Quintas D’Oliveira tiveram a comercialização suspensa. Já na quinta-feira (22), as proibições foram estendidas para as marcas Escarpas das Oliveiras e Almazara.
A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU), justifica a proibição pela falta de comprovação da origem dos produtos das marcas Escarpas das Oliveiras e Almazara. Além disso, a Anvisa identificou outras irregularidades, como ausência de padrões adequados de rotulagem e a falta de licenças junto à própria agência ou ao Ministério da Saúde.
Essas quatro marcas já haviam sido alvo de operações do governo federal em outubro do ano ado. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, a nova ação em 2024 se deu em razão da “composição incerta” dos azeites, levantando suspeitas de adulterações e da presença de óleos não declarados nos rótulos.
Orientações do Ministério da Agricultura e Pecuária para escolher um bom azeite: desconfie de preços muito abaixo do mercado; consulte a lista de azeites irregulares disponível no site do Ministério da Agricultura e Pecuária; prefira azeites com data de envase mais recente.
Ver todos os comentários | 0 |