O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desse domingo (11) que editará uma ordem executiva com o objetivo de cortar os preços de medicamentos e produtos farmacêuticos no país em até 80%. A da medida está prevista para esta segunda-feira (12), às 10h (horário de Brasília), na Casa Branca.
Trump classificou a iniciativa como uma das “mais significativas da história do país”. Em publicação na rede Truth Social, ele afirmou que a redução dos preços será “quase imediata”, variando entre 30% e 80%.
“Os preços de medicamentos prescritos e farmacêuticos serão REDUZIDOS. Eles vão subir no restante do mundo para se equalizar e, pela primeira vez em muitos anos, vamos trazer justiça à América”, escreveu o republicano.
Sem detalhar a proposta, Trump disse que pretende instituir a chamada “política de nação mais favorecida”, que, segundo ele, garantirá que os Estados Unidos paguem por medicamentos o mesmo valor praticado no país que oferece o menor preço globalmente.
Na prática comercial, o princípio da "nação mais favorecida" implica que um país garante a outro condições mais vantajosas — como tarifas de importação reduzidas ou, neste caso, valores mínimos em produtos — o que, segundo Trump, traria mais justiça aos consumidores americanos.
“Finalmente, nosso país será tratado de forma justa. Os custos com saúde dos nossos cidadãos cairão para níveis nunca antes vistos, e os Estados Unidos economizarão trilhões de dólares”, declarou.
A medida reforça o posicionamento de Trump em relação aos altos custos da saúde nos EUA, tema que tem sido recorrente em suas campanhas e políticas públicas.
Ver todos os comentários | 0 |