Fechar
GP1

Internacional

Irmãos Menendez têm sentença reduzida e podem ser soltos nos EUA

Os dois foram condenados por matarem os pais e agora podem obter liberdade condicional.

Nessa terça-feira (13) os irmãos Menendez, Lyle, de 57 anos e Erik de 54 anos, tiveram suas sentenças reduzidas por um juiz de Los Angeles. Os dois foram condenados à prisão perpétua sem liberdade condicional por 50 anos por matar brutalmente seus pais. Com a nova sentença, os irmãos são imediatamente elegíveis para liberdade condicional, segundo a lei de infratores juvenis da Califórnia, já que cometeram o crime aos 18 e 21 anos.

Eles já têm uma audiência perante o conselho agendada para 13 de junho, em uma petição de clemência que apresentaram ao governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom. Contudo ainda não está claro se essa audiência servirá como audiência formal de liberdade condicional ou se uma audiência separada será agendada.

Entenda

Os advogados recorreram a familiares e a conhecidos desde a condenação para falar sobre o caráter deles e sua reabilitação na prisão perante o juiz Michael Jesic, do Tribunal Superior do Condado de Los Angeles.

A família Menendez apoiou os irmãos e pediu sua libertação desde que começaram os esforços para a nova sentença. Contudo, os promotores, que se opam à nova sentença dos irmãos, não convocaram nenhuma testemunha sob argumento de que os irmãos não assumiram total responsabilidade por seus crimes.

Foto: ReproduçãoIrmãos Menendez, Erik e Lyle
Irmãos Menendez, Erik e Lyle

Erik e Lyle Menendez compareceram virtualmente para ler suas declarações ao tribunal. “Vocês não mereciam o que eu fiz, mas me inspiram a fazer melhor”, disse Erik Menendez, dirigindo-se à família. Jesic emitiu sua decisão imediatamente depois de os irmãos se pronunciarem, concedendo-lhes uma nova sentença de 50 anos de prisão.

O democrata Newsom ordenou que o conselho estadual de liberdade condicional conduzisse uma avaliação de risco abrangente para que ele determinasse o perigo que eles representam para o público caso sejam libertados e Anne Bremner, advogada de Seattle, disse que os irmãos sofrerão alguma pressão para se preparar para o conselho de liberdade condicional e convencê-lo de que devem ser soltos.

Se a liberdade condicional for negada na primeira audiência, eles continuarão a participar das audiências subsequentes até que sejam libertados. Se a liberdade condicional for concedida, Newsom ainda poderá mover uma ação para anular a decisão do conselho. Se ele mantiver a decisão sobre a liberdade condicional, os irmãos serão libertados da prisão.

Relembre

Em 1989 Jose e Kitty Menendez foram assassinados pelos seus filhos, os irmãos Menendez, com espingardas de caçam. Após o crime, um dos filhos, Lyle Menendez ligou para o serviço de saúde do país. Eles alegaram que as mortes estavam relacionadas a máfia ou aos negócios do pai, contudo, descobriu-se que os responsáveis seriam os próprios filhos do casal.

Em defesa os irmãos alegaram que o crime teria sido em legitima defesa, visto que eles sofreram por anos abusos do pai e omissão da mãe. Ainda assim, foram condenados à prisão perpétua.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.