O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (27) que representantes da União Europeia (UE) pediram para “definir rapidamente datas de reuniões” com o objetivo de avançar em um acordo comercial. A solicitação teria ocorrido após o republicano ameaçar impor uma tarifa de 50% sobre o bloco, devido à falta de progresso nas negociações.
“Acabei de ser informado de que a UE ligou para definir rapidamente as datas da reunião. Esse é um evento positivo, e espero que, finalmente, assim como minha exigência à China, eles abram as nações europeias ao comércio com os Estados Unidos”, escreveu Trump nas redes sociais.

Na última sexta-feira (23), o presidente havia informado que a tarifa de 50% aria a valer a partir de junho, caso não houvesse avanço nas conversas. No entanto, após um telefonema com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Trump concordou em estender o prazo para um possível acordo até o dia 9 de julho.
“Fiquei extremamente satisfeito com a imposição da tarifa de 50% à União Europeia (UE), especialmente porque estavam sendo 'lentos' — para dizer o mínimo — em nossas negociações. Lembrem-se: eu tenho o poder de 'alcançar um acordo' comercial com os EUA se não conseguirmos chegar a um consenso ou se obtivermos um acordo ruim”, acrescentou nesta terça.
Ver todos os comentários | 0 |