Na manhã desta sexta-feira (2), o Governo do Estado do Piauí promoveu a segunda edição do evento “Papo de Governança: Governo, Economia e Sociedade Digital”, uma iniciativa conjunta das Secretarias do Planejamento (Seplan) e de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA). O encontro reuniu gestores públicos, representantes da academia, startups e técnicos do governo para debater os avanços na digitalização dos serviços e o papel da inovação no desenvolvimento econômico do estado.
Durante o evento, o governador Rafael Fonteles destacou o compromisso do Piauí com a transformação digital, tanto na modernização da gestão pública quanto no incentivo à economia digital. “Estamos investindo fortemente em governo digital, mas também fomentando ambientes de inovação no setor privado. É papel do Estado estimular os setores econômicos — e a economia digital é um dos mais estratégicos para o desenvolvimento, especialmente numa era movida por conhecimento, tecnologia e inovação”, afirmou o governador.
Fonteles também ressaltou que os resultados desse esforço já estão sendo reconhecidos nacionalmente: “Temos vários exemplos de inovações desenvolvidas aqui no Piauí que já foram exportadas para outros estados e até adotadas pelo Governo Federal. O protocolo de recuperação de celulares e o programa Piauí Saúde Digital são dois desses casos. A tecnologia tem nos permitido fazer mais com menos, com mais eficiência, proximidade com o cidadão e qualidade na entrega dos serviços públicos”, completou.
O secretário da SIA, André Macedo Santana, também participou do evento e enfatizou o papel da secretaria na articulação de políticas públicas voltadas à inteligência artificial e à inovação social: “A gente atua como uma espécie de orquestrador, juntando iniciativas e potencializando com tecnologia e inteligência social. Muitas das soluções digitais implementadas pelo governo — como o app do Saúde Digital — têm uma camada de inteligência por trás que faz toda a diferença na entrega final ao cidadão”, explicou.
Já o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, lembrou que o “Papo de Governança” é um espaço interno criado para o alinhamento e o compartilhamento de estratégias entre gestores públicos: “O objetivo é reunir secretários, superintendentes, diretores e técnicos para discutir os rumos da gestão. Na primeira edição, o foco foi em cultura de dados e monitoramento das metas do plano de governo. Hoje, falamos sobre transformação digital e economia digital, apresentando os principais cases dos últimos dois anos nas áreas da saúde, educação, segurança pública, primeira infância, participação social e ambiente de negócios”, destacou.
Ver todos os comentários | 0 |