Ocorreu nesta quinta-feira (8), no Centro de Convenções de Teresina, a abertura da primeira edição da Feira de Turismo do Estado do Piauí – Fetur 2025, realizada pelo Governo do Estado em parceria com Sebrae, Fecomércio, Sesc e Senac. Com foco em promover as riquezas culturais, históricas e naturais do estado, o evento contou com a presença de autoridades e representantes políticos de todo o Piauí.
Diversas prefeituras também expam seus produtos tradicionais, levando um pouco da arte e cultura de cada canto do estado para a feira. A iniciativa também busca revelar o potencial desses municípios. As amostras do turismo gastronômico, cultural, natureza, religioso e de lazer do Piauí e de estados vizinhos levou para o evento o público de diversas regiões.
A secretária de Gestão de Parnaíba, Zulmira Correia, destacou as riquezas culturais do litoral piauiense. “Parnaíba é muito rica em turismo, em cultura, em história. Hoje, em Parnaíba, a quadrilha é um evento, um mês de festas juninas nos bairros. É uma festa lindíssima, muito rica, que traz muita gente de fora. Temos também a Lagoa do Portinho a Pedra do Sal, que ou por uma urbanização”, ressaltou.
Com a Serra da Ibiapaba e praias próximas do Piauí, a Secretaria de Turismo do Ceará também tem um stand na Fetur, onde expõe o melhor da sua cultura. Representando a pasta, Thais Facundo mencionou que o público piauiense tem um grande destaque no turismo cearense, vinda da conexão entre os dois estados.
“O Piauí é um público muito importante para gente, pela proximidade. Enfim, estamos tentando mostrar ainda mais aos piauienses que conhecem e que não conhecem as belezas do nosso Ceará. É o primeiro ano da feira e gostamos bastante do lugar, do evento, e esperamos estar presentes nas próximas edições”, declarou Thais Facundo.
Artesanato e derivados do caju
A Prefeitura de Piracuruca também marcou presença na feira. Entre os itens expostos no local estão produções do artesanato, natureza e história da cidade. Conforme Augusto Morais, secretário de Turismo do município, o município possui grandes destaques nesse setor.
“Nós nunca havíamos antes participado em eventos desse nível, dessa magnitude, e a gente poder expor nossos produtos. Nós trouxemos aqui, primeiro, a visibilidade do Parque Nacional de Sete Cidades. Dentro disso trouxemos a nossa parte de artesanato, nosso município é muito forte no artesanato, na parte do crochê, na parte da pedra sabão, a pedra sabão que hoje só se encontra em Piracuruca e em Minas Gerais. Além disso, trouxemos vários derivados do caju. A cajuína produzida na nossa cidade, na localidade de Mata Fria, trouxemos a cachaça do caju, trouxemos o vinho do caju e a própria castanha do caju”, contou o secretário.
Castelo do Piauí também encaminhou ao seu evento representantes para prestigiar a feira, e também mostrar aos visitantes sua potencialidade no turismo. O secretário de Turismo, João Pedro Cardoso, falou da importância do evento para fomentar esse ramo de atividade.
“É um evento que está sendo bastante prestigiado, não só pelo Piauí, mas também já estamos vendo aqui o Ceará, o Maranhão participando desse evento, e a gente vê que é um evento muito importante para o crescimento do turismo do Piauí. Estamos trazendo aqui mostrar as nossas belezas naturais, que são vários atrativos turísticos que temos no nosso município, estamos aqui também fazendo degustação de produtos típicos da nossa região, como por exemplo a cachaça, a cajuína, a castanha, os doces, enfim, são vários produtos que estamos trazendo aqui para apresentar aqui não só para o Piauí, mas também para todo o Brasil”, destacou.
Ver todos os comentários | 0 |