A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) decretou luto institucional de três dias pelo falecimento da ex-deputada estadual Josefina Ferreira Costa, ocorrido na manhã deste sábado (24), aos 97 anos. A ex-parlamentar foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo piauiense e a segunda deputada estadual da história do Brasil.
Em nota oficial, a Alepi lamentou a perda e se solidarizou com os familiares e amigos da ex-deputada. “A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputados, deputadas e seus servidores lamentam, com profundo pesar, o falecimento da ex-deputada estadual Josefina Ferreira Costa, ocorrido neste sábado (24). O Poder Legislativo do Piauí abraça seus familiares e amigos e decreta luto institucional de três dias”, diz o comunicado.

Nascida em São Raimundo Nonato, Josefina Ferreira Costa foi eleita para a 7ª Legislatura (1971–1974) com 6.335 votos, pelo partido Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Durante o mandato, atuou como 4ª secretária da Mesa Diretora da Alepi, sendo a primeira mulher a integrar esse colegiado.
Josefina era casada com o ex-deputado estadual e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), Raimundo Vaz da Costa Neto, que exerceu quatro mandatos na Assembleia antes de ser indicado ao TCE. Ela foi eleita deputada estadual em 1970, sucedendo o marido no Legislativo, e ao fim do mandato, optou por se afastar da vida política.
Confira na íntegra a nota de pesar
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputados, deputadas e seus servidores lamentam, com profundo pesar, o falecimento da ex-deputada estadual Joaefina Ferreira Costa, ocorrido neste sábado (24).
O Poder Legislativo do Piauí abraça seus familiares e amigos e decreta luto institucional de três dias.
Nascida em São Raimundo Nonato, Josefina Ferreira Costa foi a primeira mulher a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí. Também fez história na política nacional como a segunda deputada do Brasil.
Foi eleita para a 7ª Legislatura, com 6.335 votos, pela Aliança Renovadora Nacional, antiga Arena. Cumpriu mandato no período de 1971 a 1974, durante o qual integrou a Mesa Diretora da Assembleia, ocupando o cargo de 4ª secretária.
Josefina deixa um legado de luta como pioneira e exemplo de participação cidadã, pois mesmo após atingir a idade de voto não obrigatório, aos 89 anos compareceu ao cartório eleitoral pata realizar sua biometria.
Ver todos os comentários | 0 |