A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quinta-feira (10), mais uma etapa da Operação Contenção, que tem como objetivo desarticular um esquema de lavagem de dinheiro ligado às facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC). Foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão na capital fluminense e em cidades do Estado de São Paulo.
Segundo as investigações, o núcleo financeiro do CV possui ramificações em São Paulo e conexões diretas com o PCC. O grupo é acusado de lavar dinheiro do tráfico de drogas por meio de uma rede estruturada, composta por bancos digitais, fintechs, intermediadoras de pagamento ilegais, empresas de fachada e plataformas contábeis — todas operando sem autorização do Banco Central.

A polícia estima que o grupo tenha movimentado cerca de R$ 6 bilhões em apenas um ano. Esses recursos eram usados na compra de armas e drogas, além de financiar disputas territoriais em comunidades da zona oeste do Rio de Janeiro.
A operação foi conduzida pela Delegacia de Roubos e Furtos, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), do Departamento-Geral de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) e da Polícia Civil de São Paulo.
Ver todos os comentários | 0 |