O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no velório do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, que faleceu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, em Montevidéu. Lula deve retornar a Brasília às 23h e, em seguida, embarcar para o país vizinho.
Em razão da morte de Mujica, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, decretou luto oficial de três dias no Brasil. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na terça-feira (13).

As agendas de Lula previstas para sexta-feira (16), no Espírito Santo, foram suspensas. O Palácio do Planalto informou que mais detalhes sobre a viagem ao Uruguai serão divulgados em breve.
Lula lamenta a morte do amigo
Lula soube do falecimento de Mujica durante sua agem por Pequim, na China. Em nota, declarou que recebeu “com tristeza” a notícia da morte do ex-presidente uruguaio, que governou o país entre 2010 e 2015.
Amanheci em Pequim com a triste notícia de que Pepe Mujica partiu hoje, nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados. Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da… pic.twitter.com/XDZJTA2BUw
— Lula (@LulaOficial) May 14, 2025
“Ele nos deixa cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados. Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego”, escreveu o presidente brasileiro.
Lula destacou ainda que a grandeza de Mujica ultraou as fronteiras do Uruguai. “A sabedoria de suas palavras formou um verdadeiro canto de unidade e fraternidade para a América Latina. Sua forma de compreender e explicar os desafios do mundo atual continuará inspirando movimentos sociais e políticos em busca de uma sociedade mais igualitária.”
Relação marcada por amizade
A relação entre Lula e Mujica sempre foi marcada por iração mútua. Em dezembro de 2024, o brasileiro concedeu a Mujica a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul — a mais alta honraria do Brasil destinada a estrangeiros. Na ocasião, Lula afirmou que o uruguaio era “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem conviveu.
O último encontro entre os dois ocorreu em março deste ano, durante a posse do novo presidente uruguaio, Yamandú Orsi. Após a cerimônia, Lula afirmou: “Sempre que o Mujica fala, eu respeito muito, porque ele é uma daquelas pessoas que estão acima da média dos seres humanos”.
Ver todos os comentários | 0 |