Fechar
GP1

Internacional

Ex-assessor ucraniano é assassinado a tiros na porta de escola na Espanha

O crime ocorreu em frente a uma escola de elite da capital espanhola, logo após ele deixar os filhos.

Andrei Portnov, ex-assessor de alto escalão e ex-vice-chefe de governo do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovych, foi assassinado a tiros na manhã desta quarta-feira (21), em Madri, na Espanha. O crime ocorreu em frente a uma escola de elite da capital espanhola, logo após ele deixar os filhos na instituição.

De acordo com uma fonte da polícia espanhola ouvida pela CNN, Portnov foi atingido por disparos nas costas e na cabeça efetuados por vários agressores, que fugiram em seguida para uma área arborizada próxima ao local. A vítima estava entrando em um carro de luxo quando foi surpreendida pelos atiradores.

Foto: Reprodução/InstagramAndrei Portnov
Andrei Portnov

Portnov era um nome polêmico no cenário político ucraniano. Em 2021, foi alvo de sanções dos Estados Unidos, com base na Lei Magnitsky, por suspeitas de corrupção e suborno. Segundo o Departamento de Estado americano, ele teria manipulado decisões judiciais em benefício do governo da época.

Além disso, o ex-político foi investigado por desvio de fundos públicos e violações de direitos humanos, o que levou ao congelamento temporário de seus ativos pelo Tribunal Geral da União Europeia.

Portnov também foi alvo de apurações por parte do Serviço de Segurança da Ucrânia, por um suposto envolvimento na anexação da Crimeia pela Rússia, mas o caso foi arquivado. Ele teria deixado a Ucrânia poucos meses após o início da invasão russa, em 2022.

As autoridades espanholas seguem investigando o caso e ainda não divulgaram suspeitos ou motivações para o crime.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.