Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Justiça Eleitoral afasta vereadora Tatiana Medeiros da Câmara de Teresina

A vereadora foi presa, na manhã desta quinta-feira (03), pela PF durante Operação Escudo Eleitoral.

A Justiça Eleitoral determinou o afastamento da vereadora Tatiana Medeiros (PSB) da Câmara Municipal de Teresina no âmbito da segunda fase da Operação Escudo Eleitoral, da Polícia Federal, após investigação da Polícia Federal ter apontado indícios de que a campanha eleitoral da parlamentar foi financiada por recursos ilícitos da facção criminosa Bonde dos 40. A vereadora foi presa na manhã desta quinta-feira (03), no The Residence Tower, rua das Orquídeas, bairro Jóquei Clube, número 485, na zona leste de Teresina.

As ordens judiciais foram expedidas pelo 1º Juízo de Garantias da Justiça Eleitoral no Piauí e cumpridas em Teresina e Timon/MA. O mandado de afastamento de função pública da vereadora foi cumprido hoje. Segundo a Polícia Federal no Piauí, também existem indícios de possíveis desvios de verbas públicas de uma organização não governamental.

Foto: Reprodução/InstagramTatiana Medeiros
Tatiana Medeiros

A operação também resultou no cumprimento de oito mandados judiciais, incluindo mais um de prisão preventiva, além da vereadora, três de busca e apreensão, outros afastamentos de cargos públicos foram determinados para investigados na Câmara Municipal de Teresina, na Assembleia Legislativa e na Secretaria de Estado de Saúde do Piauí.

A investigação teve início após a divulgação dos resultados das eleições municipais de 2024, quando foram identificados elementos que indicavam o envolvimento da vereadora eleita com um membro do Bonde dos 40, no caso, o seu namorado, Alandilson Cardoso os. De acordo com a PF, há suspeitas de que a organização criminosa tenha fornecido e financeiro para a candidatura de Tatiana Medeiros, além da utilização de recursos desviados de uma ONG para custear a campanha.

Além das prisões e buscas, a Justiça determinou a suspensão das atividades da instituição não governamental envolvida no esquema, proibindo-a de receber novos rees de recursos. Os investigados afastados de suas funções também estão impedidos de frequentar os locais de trabalho e de manter contato com outros servidores públicos.

Alvo de inquérito da Polícia Federal

Em 25 de novembro de 2024, o delegado Daniel Araújo, da Polícia Federal, instaurou inquérito para investigar o envolvimento de Tatiana Medeiros (PSB) com o membro do Bonde dos 40, Alandilson Cardoso os, namorado da parlamentar.

A investigação apura ainda o crime de lavagem de dinheiro durante a campanha eleitoral. A suspeita é de que a advogada tenha utilizado o Instituto Vamos Juntos para lavar recursos provenientes da organização criminosa e depois utilizá-los no pleito municipal de 2024.

Eleição de Tatiana Medeiros

Tatiana Medeiros foi eleita vereadora de Teresina, no dia 06 de outubro de 2024, com 2.925 votos, por quociente partidário, no Partido Socialista Brasileiro (PSB). No registro de sua candidatura, a parlamentar declarou que hão havia nenhum bem material em seu nome.

Namorado preso

Alandilson Cardoso os, namorado da vereadora presa Tatiana Medeiros, que está preso desde 14 de novembro do ano ado, é alvo de uma investigação que aponta seu envolvimento com crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Seu nome consta em diversos boletins de ocorrência e processos, incluindo posse irregular de arma de fogo, tráfico de drogas, roubo qualificado e dano qualificado com substância explosiva.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.