Um servidor da Prefeitura de Piracuruca, identificado como Alan dos Santos Silva, morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava um serviço de iluminação pública nessa quarta-feira (30).
De acordo com nota divulgada pela prefeitura, o acidente aconteceu enquanto Alan realizava a troca de lâmpadas em um poste localizado no Centro da cidade. Ele recebeu uma forte descarga elétrica e, imediatamente, foi socorrido por uma ambulância do município, sendo levado ao pronto-socorro local. Apesar das tentativas de reanimação, o servidor não resistiu e morreu.

Ainda segundo a prefeitura, Alan utilizava todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) exigidos para a atividade no momento do incidente. O órgão informou também que, em diversas ocasiões anteriores, havia oficiado a concessionária responsável pela rede elétrica, alertando sobre pontos de risco e solicitando providências — inclusive na área onde ocorreu o acidente.
Por sua vez, a Equatorial Piauí alertou que o tipo de serviço prestado por Alan deveria ser feito somente por profissionais habilitados e utilizando todos os equipamentos de proteção individual (EPI’s) necessários para garantir a segurança da atividade.
Ainda em nota, a distribuidora informou que não houve qualquer tipo de interrupção no fornecimento na região em decorrência do acidente, já que não envolveu a rede da concessionária.
Confira a nota da Prefeitura de Piracuruca na íntegra
A Prefeitura Municipal de Piracuruca manifesta seu profundo pesar pelo acidente ocorrido nesta data (30/04/2025), durante a execução de serviço em um poste da rede elétrica, envolvendo o servidor municipal Alan da Silva Santos.
Desde o primeiro momento, foram adotadas todas as medidas de emergência cabíveis, incluindo o acionamento imediato do socorro e o acompanhamento da situação pelas equipes técnicas do Município. À família do servidor, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a prestação de apoio social, psicológico e material, colocando toda a estrutura municipal à disposição neste momento de dor e consternação.
Esclarecemos que o trabalhador estava devidamente equipado com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) previstos para a atividade desempenhada. Importa também registrar que o Município já havia, por diversas vezes, oficiado a concessionária responsável pela rede elétrica, relatando pontos de risco e solicitando providências em trechos da cidade, incluindo a área onde o acidente ocorreu.
Diante da gravidade do fato, a Prefeitura de Piracuruca acompanhará com atenção o trabalho das autoridades competentes e defende a apuração rigorosa das responsabilidades, se houver, de quaisquer dos envolvidos direta ou indiretamente no ocorrido.
Com serenidade e respeito, unimo-nos à dor da família e da comunidade, certos de que a verdade, a justiça e o cuidado com a vida devem sempre orientar a atuação do poder público.
Confira a nota da Equatorial Piauí na íntegra
A Equatorial informa que, por volta das 10h40 desta quarta-feira (30), tomou conhecimento por meio de vídeos que circularam em redes sociais, de um acidente envolvendo um eletricista que trabalhava a serviço da Prefeitura de Piracuruca, região Norte do Estado. De acordo com informações de populares, o profissional estava realizando manutenção da iluminação pública (I.P) do bairro Esplanada, quando sofreu uma descarga elétrica ao tocar o braço da estrutura de iluminação, energizado pela rede da própria I.P, vindo a óbito no local.
A Equatorial lamenta o ocorrido, se solidariza com os familiares e amigos da vítima, e reforça a importância de que qualquer intervenção em estruturas com rede elétrica, ainda que não seja da Distribuidora, ocorra somente por profissionais habilitados e utilizando todos os equipamentos de proteção individual (EPI’s) e coletiva necessários para garantir a segurança da atividade. Equipamentos como a luva isolante e a vestimenta com características retardantes a chamas, por exemplo, são essenciais para atividades operacionais com potencial risco de choque ou arco elétrico, conforme estabelecem os protocolos de segurança.
A Distribuidora destaca que não houve qualquer tipo de interrupção no fornecimento na região em decorrência do acidente, já que não envolveu a rede da concessionária, e que também não registrou nenhum acionamento em seus canais oficiais. Para contribuir com a apuração por parte das autoridades, técnicos da empresa foram enviados ao local para qualquer e necessário.
Ver todos os comentários | 0 |