A juíza Rita de Cássia da Silva, da Vara Única da Comarca de Luzilândia designou o dia 9 de junho de 2025 para o julgamento de Felipe Anderson Seixas de Araújo, acusado de matar José Ribamar de Araújo Filho, mais conhecido como Zé Filho, então prefeito do município de Madeiro. O crime ocorreu em 28 de novembro de 2021, nas proximidades do campo de futebol do Conjunto Queiroz, em Madeiro
Segundo a denúncia do Ministério Público, Felipe Anderson teria assassinado o prefeito por motivo fútil e utilizando recurso que dificultou a defesa da vítima. Detalha que, no dia do crime, o prefeito estava assistindo a uma partida de futebol e, ao se dirigir ao seu carro, um Nissan Frontier cinza, foi surpreendido por Felipe Anderson, que o chamou e efetuou pelo menos três disparos de arma de fogo.

Após os disparos, o acusado ainda teria se aproximado da vítima e dito: "aqui é pra tu aprender a respeitar homem", antes de fugir em uma moto Bros preta. Zé Filho chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no trajeto para o hospital de Luzilândia. A investigação policial apontou que o crime teria sido motivado pela demissão de familiares do acusado de cargos na prefeitura.
A denúncia contra Felipe Anderson foi oferecida em 15 de fevereiro de 2022 e recebida em 6 de março do mesmo ano. Após a apresentação da resposta à acusação e a realização da audiência de instrução e julgamento, o Ministério Público requereu a pronúncia do acusado, enquanto a defesa alegou que o ato foi inesperado e pediu que o julgamento considerasse o crime como homicídio simples (art. 121, caput, do Código Penal). A decisão de pronúncia, mantendo a acusação de homicídio qualificado, foi proferida posteriormente. A defesa recorreu em sentido estrito, mas o recurso foi negado, sendo mantida a sentença de pronúncia. Recursos especiais e agravos foram interpostos, mas sem sucesso, com o trânsito em julgado da decisão ocorrendo em 8 de maio de 2024.
Com a preclusão da decisão de pronúncia, a Justiça determinou a intimação da acusação e da defesa para apresentação de testemunhas. O Ministério Público e a defesa apresentaram seus respectivos rol de testemunhas. Além disso, o acusado solicitou a revogação da prisão preventiva, pedido que foi indeferido pelo Ministério Público.
A Juíza Rita de Cássia da Silva, determinou a inclusão do processo em pauta para julgamento pelo Tribunal do Júri, designando o dia 9 de junho de 2025, às 8h30, para a realização da sessão. O sorteio dos jurados que participarão da reunião periódica do Tribunal do Júri está marcado para o dia 23 de maio de 2025, às 8h30, na sala de audiências do Fórum da Comarca de Luzilândia/PI.
A magistrada determinou a intimação da representante do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pública para acompanharem o sorteio dos jurados.
O ex-prefeito Zé Filho é pai do atual prefeito, Alandelon Araujo dos Santos, mais conhecido como "Alandelon do Zé Filho".
Ver todos os comentários | 0 |