A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio do Pacto pela Ordem, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a Operação Retomada 2 – DRACO 214, em uma ação integrada da Polícia Civil, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), e da Polícia Militar, para cumprir 144 ordens judiciais na região do Torquato Neto, zona sul de Teresina. Durante as diligências, três alvos foram presos pelos policiais.
O objetivo é desarticular a atuação de uma organização criminosa no residencial Torquato Neto e em outras áreas da zona Sul de Teresina, onde criminosos têm praticado invasões a unidades habitacionais, roubos e outros crimes graves.

Conforme o delegado Charles Pessoa, os agentes do DRACO encontraram um baixo número de imóveis ocupados por membros de facções, devido a primeira fase da operação que foi deflagrada anteriormente.
“Retornamos ao Torquato Neto com um conjunto de medidas cautelares para serem cumpridas. Muitas buscas e apreensões em outra quadra. Só para você ter uma ideia, essa era a quadra considerada mais complexa da região do Torquato Neto. Uma quadra que os próprios faccionados intitularam de Babilônia, em razão da proximidade aqui da vila. E, quando nós fomos cumprir as buscas e apreensões, nós nos deparamos com o resultado que esperávamos, locais, imóveis, espaços que antes eram ocupados por membros de facções criminosas, hoje eles estão vazios. Então, uma quantidade relativamente baixa de prisão, isso a gente analisa como um ponto muito positivo. Na primeira operação, nós conseguimos efetuar mais de 20 prisões. Hoje, poucas prisões em comparativo com a primeira operação. Então, isso é fruto realmente desse trabalho. Isso é um diagnóstico, um termômetro de quantas essas ações estão sendo muito eficazes. Então, a quantidade baixa de prisão é um significado de o quanto esse trabalho está sendo muito bem sucedido e eficaz. Alguns criminosos ainda permanecem nesse espacinho. Alguns deles, conseguimos identificar alguns aqui na região, nessa quadra onde deflagramos as operações. Mas o número relativamente pequeno, na verdade, o número consideravelmente pequeno em comparação com o diagnóstico inicial. Então, nós iremos intensificar esse nosso trabalho. Nosso objetivo é tirar qualquer criminoso, qualquer membro de facção criminosa nesse contexto territorial para que esses espaços sejam ocupados em sua plenitude, 100% por famílias de bem”, destacou o delegado.
A operação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da SSP-PI, da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), além de unidades da Polícia Civil, por meio da Diretoria de Operações Policiais (DEOP) e da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM). A Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER) e do Comando de Policiamento Especializado (E), também atuaram de forma conjunta na operação.
A Operação Retomada 2 é mais um desdobramento do esforço estratégico do Governo do Estado, por meio do Pacto pela Ordem, para enfraquecer as bases operacionais do crime organizado e garantir segurança à população.
Operação Retomada
No dia 6 de maio, o DRACO a primeira fase da Operação Retomada com mais de 200 policiais para dar cumprimento a 14 mandados de prisão e 114 mandados de busca e apreensão contra o núcleo de uma organização criminosa, que invadia apartamentos no Residencial Torquato Neto e em outras áreas da zona sul de Teresina.
As medidas são resultado de desdobramentos investigativos relacionados a crimes graves ocorridos na região, como execuções, tráfico de drogas e invasões de propriedades.
Ver todos os comentários | 0 |