Fechar
GP1

Saúde

Gripe aviária em humanos: o que se sabe sobre sintomas e riscos

Os casos humanos registrados estão, em geral, relacionados ao contato direto com aves contaminadas.

A gripe aviária, provocada pelo vírus H5N1, voltou a chamar a atenção de autoridades sanitárias e pesquisadores em 2025 após novos surtos entre aves e mamíferos. Embora amplamente conhecida por afetar animais, o vírus também pode infectar humanos, o que eleva o nível de alerta entre especialistas em saúde pública.

De acordo com o portal National Geographic, o recente aumento de infecções em diferentes espécies e os registros esporádicos da doença em pessoas acendem um sinal de preocupação, especialmente devido ao risco de mutações que possam tornar o vírus mais transmissível entre humanos. No entanto, os cientistas reforçam que, até o momento, a transmissão entre pessoas é extremamente rara.

Os casos humanos registrados estão, em geral, relacionados ao contato direto com aves contaminadas — seja em ambientes domésticos, feiras ou criações comerciais. Por isso, profissionais de saúde e trabalhadores do setor avícola devem redobrar os cuidados de higiene e vigilância sanitária.

Em humanos, os sintomas da gripe aviária podem incluir febre alta, tosse, dor de garganta, dificuldade respiratória e, em casos mais graves, complicações pulmonares como pneumonia. O tratamento exige acompanhamento médico imediato, e a prevenção continua sendo o principal foco das autoridades: evitar o contato com aves doentes e seguir os protocolos sanitários são medidas essenciais.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.