A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) contará com 300 vagas para o cargo de analista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que atualmente é alvo de investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União por suspeitas de fraudes em descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Com a inclusão das vagas do INSS, o total de oportunidades do certame subiu de 3.352 para 3.652, distribuídas entre 36 órgãos federais.
Segundo dados do Estatístico de Pessoal do governo federal, o INSS perdeu 49% de seu efetivo entre 2014 e 2024, um encolhimento muito acima da média do Executivo Federal, que foi de 8% no mesmo período. A queda afetou especialmente o cargo de técnico do seguro social, responsável por 70% da força de trabalho da autarquia, cujo número de servidores caiu de 23,3 mil para 13,6 mil em dez anos.

Apesar da redução significativa no quadro de servidores estáveis, o número de funcionários celetistas — sem estabilidade — no INSS aumentou 268% no mesmo período, ando de 131 em 2014 para 482 em 2024. Outro fator que contribui para a diminuição do número total de servidores é a existência de cargos obsoletos e já extintos, como datilógrafos e ascensoristas, ainda ocupados por cerca de três mil pessoas, o que representa 15% da força de trabalho da instituição.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prevê que o edital do CNU será publicado em julho, com a aplicação das provas objetivas marcada para o dia 5 de outubro. Os aprovados nesta etapa farão a prova discursiva no dia 7 de dezembro. Uma das novidades desta edição é a realização das provas em duas datas distintas, medida que busca melhorar a organização do concurso, considerado o “Enem dos Concursos”.
No modelo do Concurso Unificado, os candidatos poderão se inscrever para diferentes cargos e órgãos dentro do mesmo bloco temático, pagando apenas uma taxa de inscrição. As provas serão realizadas em mais de 200 cidades de todas as regiões do Brasil. Somente após a contratação da banca organizadora, os preparativos finais para o lançamento do edital serão iniciados. A expectativa é que o certame ajude a recompor parte do quadro do INSS, diante da situação crítica de pessoal.
Ver todos os comentários | 0 |