A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina aderiu ao Programa Mais o a Especialista (PMAE). A iniciativa visa agilizar consultas e exames em cinco especialidades médicas prioritárias: cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, oncologia e oftalmologia.
Conforme o órgão de saúde, um sistema já foi criado para atender ao novo modelo, e os profissionais da Atenção Básica e Especializada arão por capacitação.

O presidente da FMS, Charles Silveira, disse que o objetivo é garantir que o atendimento especializado aconteça em até 30 ou 60 dias após a primeira consulta.
“Esse prazo inclui consultas, exames e o encaminhamento necessário para o paciente: ou ser referenciado para Atenção Básica ou para procedimentos cirúrgicos, reduzindo a burocracia e o tempo de espera”, ressaltou o gestor da FMS.
A gerente de regulação ambulatorial da FMS, Lílian Luz, explica que o programa envolverá unidades de saúde da rede municipal, estadual, federal e credenciada ao SUS e que já foi elaborado um plano de ação regional, aprovado nas instâncias competentes e encaminhado ao Ministério da Saúde, para publicação por meio de portaria.
Ver todos os comentários | 0 |