Com o avanço das tratativas sobre fusões e federalizações entre partidos, o Solidariedade também tem progredido nas discussões com o Partido Renovação Democrática (PRD) para formar uma federação. A informação foi confirmada ao GP1 pelo presidente estadual do Solidariedade no Piauí, o deputado Evaldo Gomes.
Ainda no início do ano, cogitava-se uma federação com o PSDB, que atualmente está em processo de fusão com o Podemos. Segundo o parlamentar, ainda há uma insegurança no partido sobre o tema, mas os diálogos já estão bem avançados.

“Há uma necessidade de aguardar ainda, pelo fato de que há uma insegurança. O debate sobre fusão, sobre federação ainda está acontecendo em Brasília. O Solidariedade, por exemplo, tem um entendimento bem avançado com o PRD, e o Podemos trabalha uma fusão com o PSDB. A gente não sabe como ficará esse processo”, declarou o parlamentar.
Segundo Evaldo Gomes, a decisão deve ser tomada até o final do ano. Enquanto isso, as articulações do partido estão sendo conduzidas para garantir que o Solidariedade sobreviva ao pleito de 2026, superando a cláusula de barreira determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Acredito que até o final do ano a gente já possa ter uma decisão final, e naturalmente tomaremos as decisões políticas de filiações partidárias, ou não, a partir de março de 2026”, reforçou o presidente estadual do Solidariedade.
Ver todos os comentários | 0 |