A Polícia Civil do Piauí indiciou a Fazenda Agrícola Vale do Sul Ltda, situada em Baixa Grande do Ribeiro, pela morte de diversos animais de propriedades vizinhas. O inquérito conduzido pelo delegado Marcos Halan Marinho Alves foi concluído no último dia 05 de maio.
Segundo o relatório do inquérito, a polícia foi procurada por dois proprietários de terras vizinhos da fazenda, relatando que seus cavalos haviam sido mortos a tiros em 16 de dezembro de 2023, nas dependências da propriedade.

Um proprietário perdeu dois cavalos e outro perdeu três. Ainda conforme a polícia, uma outra pessoa também relatou ter ocorrido a mesma coisa com um animal de sua propriedade em maio de 2023.
A Fazenda Agrícola Vale do Sul tem como sócio Rangel Richetti. O gerente da propriedade foi ouvido pela autoridade policial e disse que o local possui grande extensão territorial, com cercamento apenas parcial, o que permitiria a entrada de animais e pessoas não autorizadas. Ele negou qualquer envolvimento da fazenda na execução dos animais, atribuindo o fato a caçadores.
No decorrer das investigações, a polícia não conseguiu identificar a pessoa física que efetuou os disparos. Todavia, ficou evidenciado que os abates ocorreram no interior da Fazenda Agrícola Vale do Sul.
“Ressalta-se que, embora os animais tenham ingressado na propriedade da fazenda, o eventual prejuízo causado por sua presença não justificaria a execução sumária dos mesmos. Não há nos autos qualquer indício concreto de atuação de caçadores na região com histórico semelhante, sendo a alegação apresentada pelo representante da fazenda desprovida de respaldo probatório”, consta no relatório do inquérito.
Assim, diante dos fortes indícios de autoria e materialidade, o delegado Marcos Halan indiciou a pessoa jurídica Fazenda Agrícola Vale do Sul, pela prática do crime de abate indevido de animais.
Outro lado
O proprietário da fazenda não foi localizado para comentar o caso. O espaço está aberto para esclarecimentos.
Ver todos os comentários | 0 |